terça-feira, 12 de janeiro de 2021

FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE - MOSSORÓ

 



Dentre os clubes que mascaram época mossoroense, vamos encontrar o Ferroviário Esporte Clube.

Fundado em 28 de novembro de 1947, o tricolor de aço veio presdestinado a enaltecer mais aindas, o cenário esportivo mossoroense,

Tendo como seu primeiro presidente o senhor Manoel Veras Leite, um dos incansável baluarte das causas esportivas da cidade, a COBRINHA CORAL foi aos poucos fazendo parta da história futebolística da terras de Santa Luzia.

Sua formação inicial, estrutura à base dos melhores atletas da região, foi a seguintes:

JAIRO,

DALMIRO,

DUDECA;

RAFAEL,

DAMIÃO,

PONTEIRO,

ZEQUINHA MELADO,

CARAPEBA,

ANEMIRO,

ANACLETO e

WALDIR,

Com esta onzena, tão bem dirigida pelo senhor ANTÔNIO LAURO DE MENDONÇA (PEROBA), de saudosa memória, o clube da REFESA, foi crescendo gradativamente.

Contando com o apoio da categoria, o plantel não encontrava muitas dificuldades em se manter, pois sempre recebia a colaboração de quantos o admirava. Entretanto, apenas no ano de 1956, é que vinha a conquista, pela vez primeira, o campeonato local. Foi campeão daquele ano, com esta formação:

AGOSTINHO, MIGUEL e DEDITE; Renato, Borrego e Milton Cabinho; Mundoca, Sulina, BCC, Miranda e Valdir. Na época, era dirigido pelo técnico FRANCISCO DE PETRO.

Com a sua diretoria não mais pretendendo prosseguir na caminhada, dadas as dificuldades que surgiram, com a aquisição de novos valores, o esquadrão de ação viu-se forçado a se afastar das nossas canhas, retornando apenas no ano de 1963, trazendo na sua formação, mais uma vez, a chamada nata do esporte das multidões, em nossa terra, ALDERI, ALCIDES, TAUU, WLANEY, ARANHA e CHINÊS, ARANDIR e ISAIAS; NONÕES, MOTA, CALUCA e ALDERIR CARDOSO, foi a formação básica do ferroviário naquela temporada.

Em 1970, voltava a fazer parte com título máximo, conquistando o campeonato do centenário de Mossoró, deixando cabisbaixos, os demais grandes clubes da temporada.

A equipe que conseguiu esse feito foi a seguintes:

PEDRO SALES, MILAGRE, MAVINIER, GAUDÊNCIO e XERÉU; JOSENOR e LIMA; LOURINDO, NÔPA, MÁRIO JORGE e CHIQUINHO. O seu técnico era PAULO SARMENTO.

Dois anos após, em 1972, nova conquista, também por demais significativa. O Título de campeão, o sesquicentenário da independência do Brasil

FONTE LIVRO FUTEBOL EM FAMÍLIA, DE OLOISMAR MEDEIROS LIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O LXXIII BLOG DO STPM JOSÉ MARIA DAS CHAGAS - MOSSORÓ-RN

Arquivo do blog

FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE - MOSSORÓ

  Dentre os clubes que mascaram época mossoroense, vamos encontrar o Ferroviário Esporte Clube. Fundado em 28 de novembro de 1947, o tri...